O óleo de coco está na moda. Tem gente que usa para hidratar o cabelo e a pele, para cuidar das unhas e em muitas outras funções, principalmente na culinária. Mas afinal: será que o óleo de coco emagrece?
É o que veremos a seguir. Vou falar pra você a composição, os benefícios e como utilizar o óleo de coco no dia a dia.
ÓLEO DE COCO EMAGRECE?
Para começar, vale notar que o óleo de coco é um alimento multifuncional, como dito acima. Ele é constituído por cerca de 85% de gorduras saturadas, além de ter compostos antioxidantes e ser uma fonte de vitamina E.
O que causa dúvida, a respeito da capacidade desse óleo em ajudar a perder peso, é a quantidade de gorduras presente no alimento.
Como algo que tem TANTA GORDURA pode ser bom para emagrecer?
Primeiro, é importante notar que nem todas as gorduras são iguais.
As gorduras presentes no óleo de coco são quase (totalmente) triglicérides de cadeia média (TCMs), também conhecidos como ácidos graxos de cadeia média.
E aí que a coisa começa a ficar interessante…
As triglicérides de cadeia média presentes no óleo de coco:
- São menores, o que as ajuda a atravessar as membranas celulares facilmente, sem precisar da ação de lipoproteínas e enzimas para que possam ser usadas pelo organismo;
- São facilmente digeridas, o que reduz o esforço do sistema digestivo. Esse é um ponto importante para pessoas que tem problemas de digestão e metabolismo lento;
- São enviadas diretamente ao fígado, onde são convertidas em energia imediatamente, em vez de serem armazenadas como gordura.
E o melhor eu deixei por último:
As TCMs presentes no óleo de coco estimulam diretamente o metabolismo do corpo, o que POTENCIALIZA A PERDA DE PESO!
Essa, talvez, é a característica mais fácil de identificar o motivo pelo qual o consumo de óleo de coco emagrece.
FIQUE ATENTO!!!
Não vá achando que apenas o simples consumo de óleo de coco emagrece. Não adianta nada se você não tem uma dieta equilibrada.
Outro ponto importante é dar preferência à versão extravirgem, obtida por processo de prensagem a frio. Nesse processo, o óleo não passa por refinamento e não perde nutrientes. Esse tipo tem como características absorção rápida e solubilidade.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO
Além do benefício da perda de peso, o óleo de coco tem muitos outros. Vou apresentar para você abaixo:
SENSAÇÃO DE SACIEDADE
Esse benefício influencia diretamente no emagrecimento. O óleo de coco aumenta a saciedade, reduzindo a vontade de comer.
Isso é fundamental para quem quer perder peso com facilidade, pois há uma diminuição significativa de ingestão de calorias.
AUMENTO DA IMUNIDADE
Por conta dos ácidos presentes em sua composição, o óleo de coco auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças e a ação de microrganismos.
Assim, fica mais difícil de pegar um resfriado. Além disso, você terá até um ânimo extra.
MELHORA DO SISTEMA DIGESTIVO
A gordura do óleo de coco é boa para o trato intestinal, o que ajuda a evitar a prisão de ventre. Logo, é possível eliminar o inchaço abdominal e reduzir suas medidas.
ELASTICIDADE DA PELE
Por conta da sua capacidade emoliente (que ajuda a amolecer), o óleo de coco retém a umidade da pele. Não somente isso: também contribui para manter a firmeza e a elasticidade.
Então, além de ser uma opção incrível de alimento, esse produto ajuda deixa sua pele ainda mais viçosa. É demais, não é?
E se você quer cuidar mais da sua beleza, tenho uma DICA EXTRA:
Nesse post do blog Tá em promoção tem 8 benefícios do óleo de coco que vão deixar você ainda mais linda!
CONSUMINDO O ÓLEO DE COCO
A maneira recomendada de consumir o óleo de coco no dia a dia é em pratos frios, como saladas e sucos de frutas. Você também pode utilizar na finalização de pratos quentes.
O aconselhável é não aquecer, a fim de preservar sua ação antioxidante. Dessa forma, você aproveitará o sabor e também o máximo das propriedades benéficas do alimento.
Ainda assim, você pode usar o óleo de coco para substituir a gordura que utiliza normalmente, no preparo de carnes, peixes e ovos. Porém, a quantidade deve ser pequena, o suficiente para untar a assadeira, frigideira ou panela.
Uma dica para consumo matinal é adicionar uma colher de chá do óleo ao café. Pode parecer estranho, mas fica muito saboroso! Além disso, você irá começar o seu dia com mais disposição.
De qualquer forma, fique atento à quantidade de consumo, pois é um alimento calórico. O ideal é ingerir no máximo 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia.
O consumo excessivo pode causar efeitos inversos ao desejado – você pode acabar ganhando sobrepeso, por conta de acúmulo de gorduras saturadas no organismo. Outros efeitos indesejáveis do exagero são o aumento do colesterol e, em curto prazo, diarreia.
CONCLUINDO
O óleo de coco emagrece, sim! Além disso, tem uma infinidade de benefícios:
- Aumenta a saciedade;
- Aumenta a imunidade;
- Melhora os níveis de colesterol (se consumido na quantidade adequada);
- Melhora o funcionamento do sistema digestivo;
- Aumenta a elasticidade da pele.
É um alimento completo, composto por gorduras saudáveis e antioxidantes e fonte de vitamina E.
Se você busca uma maneira de emagrecer sem sofrimento, essa pode ser uma ótima dica. Claro, desde que você insira o óleo de coco em uma dieta equilibrada.
De qualquer forma, se o seu objetivo é perder peso, principalmente mudando a maneira de se alimentar, busque o acompanhamento de um profissional competente (médico ou nutricionista).
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, comente abaixo.
Super beijo,
Ana Ferreira.
P.S.: Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook! Lá você vai encontrar muitas outras dicas para emagrecer feliz. 😉